Receitas internacionais para experimentar: conheça os melhores pratos

Tempo de leitura: 3 minutos

Confira alguns dos pratos internacionais mais conhecidos e saborosos do mundo para experimentar 

A culinária internacional é repleta de pratos incríveis, com receitas diferentes, saborosas e que chamam a atenção de qualquer um que experimenta-las. Mas, entre tantas opções, quais receitas internacionais você deveria saborear primeiro?

A fim de ajudá-lo, ao longo deste artigo listaremos algumas das receitas mais conhecidas e importantes da culinária mundial. 

Paella

A paella é um prato à base de arroz, típico da gastronomia valenciana, que se popularizou por toda a Espanha e em outros países, convertendo-se numa referência da gastronomia espanhola.

Trata-se de uma receita que surgiu como alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “paella”, utensílio este que facilitava o preparo do arroz e seus componentes, proporcionando um cozimento por igual, devido ao seu formato.

Em todo o mundo, existem diversas variações da paella, mas, a receita mais difundida é a que leva frutos do mar, sendo essa a mais tradicional.

Bacalhau à lagareiro

O bacalhau à lagareiro é uma receita deliciosa, perfeita para ocasiões especiais, sobretudo na Semana Santa e no Natal. 

Estamos falando de uma receita de origem portuguesa que é servida com batatas e muito azeite, sendo essa a característica mais popular da preparação. 

Este é um prato servido com postas de bacalhau douradas no azeite, acompanhadas de batatas ao murro, alho, cebola, brócolis, tomate, azeitonas e arroz.

Lagosta ao Thermidor

A lagosta à thermidor é um prato francês de carne de lagosta cozida em um rico molho de vinho, recheada em uma casca de lagosta dourada. O molho é muitas vezes uma mistura de gemas de ovo e Brandy (como Cognac), servido com uma crosta de queijo tostado no forno, tipicamente Gruyère.

Por ter se popularizado no mundo todo, naturalmente algumas mudanças sutis podem surgir na receita. No Brasil, por exemplo, habitualmente se consome a lagosta à Thermidor com creme de leite, cenoura, cebola, conhaque e queijo acompanhado de arroz branco.

Risoto

O risotto é um prato típico italiano. Essa receita é feita de forma relativamente simples e fácil. Nela, o arroz é frito com cebola e cozido aos poucos, com caldo de carne, ave ou peixe e vinho. 

A fim de complementar o prato, adiciona-se vários ingredientes à receita, como vegetais, carnes, queijos e outros condimentos. 

Como todo prato que ganhou a preferência popular, surgiram, então, diferentes tipos de risotos, tornando-se, assim, uma receita que pode variar bastante, com inúmeras opções à disposição. Isto é, trata-se de um prato que pode se ajustar perfeitamente a diferentes gostos. 

Utiliza-se, principalmente na Itália, o arroz arbório, que é uma variedade italiana de arroz. O seu nome vem da comuna de Arborio, província de Vercelli, região do Piemonte, na Planície Padana, onde é cultivado. 

Gostou de conhecer algumas das receitas internacionais mais gostosas e famosas para experimentar? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *