O bacalhau é um dos pratos mais consumidos em épocas festivas como o Natal e a Sexta-feira Santa. A sua origem é de uma mistura de até três peixes específicos, que passam por um processo de salga e secura. De acordo com a legislação, as espécies que são consideradas bacalhau são a Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
Além disso, ele é tido como um ingrediente de grande versatilidade. Isso significa que ele pode ser encontrado em diferentes modos de preparo. No post de hoje, nós do blog da Marettimo iremos apresentar a você alguns pratos que podem ser preparados a partir do uso do bacalhau. Confira a seguir:
Bacalhau Gomes de Sá
Essa variedade de bacalhau carrega o nome de seu criador: José Luís Gomes de Sá Júnior. A receita foi criada em Portugal, por um negociante de bacalhau que tinha um negócio em um armazém. Sendo assim, ela preparava o ingrediente cortado pequenas lascas amaciadas ao leite.
O bacalhau Gomes de Sá é apreciado sobretudo pelo seu sabor e refinamento. Além disso, é um prato de grande impacto em todo o território português, no qual foi criado. Geralmente, ele é servido acompanhado de um bom vinho verde ou tinto. Apesar de ser considerado simples, é de muita estima em diversos restaurantes.
Ao vinho do porto
A preparação deste bacalhau carrega o nome justamente por ter entre os seus ingredientes o vinho do porto. Ele é crucial para tornar o sabor do prato ainda mais apurado. Além disso ainda é selado com brócolis, que o deixa muito mais requintado e saudável. Esse prato também se refere ao bacalhau da melhor qualidade norueguesa.
O vinho do porto é especial pois, além de ser um vinho fortificado, é cultivado e produzido totalmente à mão. Também é condicionado em pipas de madeira na margem do Rio Douro, na cidade de Gaia. Por esta razão, esse ingrediente torna o prato mundialmente procurado por todos os cantos.

Bacalhau à Lagareiro
O bacalhau à Lagareiro é um prato que nasceu pelas mãos dos donos dos lagares. Estes locais eram casas nas quais as azeitonas para a produção do azeite. Por isso, o prato é feito mergulhando o bacalhau em óleo de oliva dourado, com batatas ao murro como acompanhamento.
Essa é uma das formas mais populares de se cozinhar o bacalhau. Assim como os demais modos de preparo, este também é de origem portuguesa. Há quem diga que sua primeira preparação ocorreu nas Beiras, e era sempre feita em meados de outubro. Depois disso, foi adotado por inúmeros restaurantes de frutos do mar.
Com natas
O bacalhau com natas, assim como os que citamos anteriormente, é um prato típico da culinária portuguesa. Além disso, é uma das formas mais populares de cozinhar o famoso ingrediente. Assim, é procurado por diversos turistas devido à sua popularidade. Com o tempo, muitos restaurantes de frutos do mar decidiram aderir essa preparação ao cardápio e hoje você pode experimentá-lo em todo lugar!
Para encontrar todos os pratos que falamos acima, você pode fazer uma visita ao restaurante Marettimo! Estamos localizados no bairro do Tatuapé, em São Paulo, com uma grande variedade de preparações em frutos do mar para você se deliciar. Venha nos conhecer!
Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre a culinária marítima, acompanhe os posts do nosso blog.