O bolinho de bacalhau é uma das heranças gastronômicas de Portugal mais comuns em nosso dia a dia, sendo um prato que agrada os mais diversos paladares. Por conta desse sucesso, tornou-se comum “abrasileirarmos” a receita, adequando-a à nossa realidade e ingredientes.
Ainda sim, há uma busca grande pelo legítimo bolinho de bacalhau português, de modo a saborear a receita original que faz muito sucesso em Portugal.
Pensando nisso, ao longo deste artigo falaremos mais sobre o bolinho de bacalhau de Portugal, destacando seus ingredientes, modo de preparo e origem do prato.
Conheça a história do bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau é um petisco que, claro, surgiu em Portugal, mas não se sabe ao certo de qual região do país a receita surgiu.
Sabe-se, porém, que o bolinho de bacalhau se tornou uma especialidade da culinária do Mediterrâneo e, hoje, também é muito consumido na Espanha, na Itália e na França.
Tamanho o sucesso da receita, especialmente pelo fato de ser relativamente simples e de fácil preparo, a popularidade do bolinho de bacalhau atravessou os oceanos e chegou à Angola e, claro, ao Brasil.
O bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau, como também é conhecido, é um prato que costuma agradar a todos os paladares, sendo uma receita versátil. É servido em mesas de bares e botequins, ao passo que também aparece no cardápio dos restaurantes mais finos.
Receita de bolinho de bacalhau português
Confira agora uma receita infalível para saborear um bom bolinho de bacalhau português legítimo, segundo o portal Bom Gourmet!
Ingredientes
- 1 kg de batatas Asterix
- 800g de bacalhau desfiado e dessalgado
- 30g de salsinha picadas
- 4 ovos
- 30g de sal
- Óleo para fritar
Modo de Preparo
- Em uma panela com água, despeje as batatas já descascadas e cortadas e leve ao fogo até que fiquem bem macias.
- Retire do fogo e passe-as por um amassador de batatas.
- Esmague-as bem, até que estejam em consistência de purê.
- Adicione o bacalhau (devidamente dessalgado e desfiado), os ovos, a salsinha e o sal e mexa bem, até que a massa fique bem homogênea.
- Modele cada bolinho de bacalhau com duas colheres de sopa, deixando a superfície bem lisa.
- Leve uma panela com óleo ao fogo e deixe atingir a temperatura de aproximadamente 220ºc (para testar a temperatura sem o termômetro, basta jogar um pedacinho de pão no óleo – se borbulhar, é porque já alcançou a temperatura correta)
- Frite os bolinhos até que fiquem dourados.
- Com uma peneira, retire os bolinhos da panela e coloque em um prato coberto por toalha de papel.
- Sirva com limão, azeite de oliva e molho de pimenta.
Onde comer bolinho de bacalhau português?
Você pode saborear o bolinho de bacalhau português também em restaurantes, caso não esteja no clima de fazer você mesmo a receita.
Nesse caso, saiba que o Marettimo é uma excelente opção para quem deseja experimentar um bolinho de bacalhau saboroso e ótimo como aperitivo.
O Marettimo é um restaurante conceituado no Tatuapé, especialista em frutos do mar e pescados. Há anos no mercado, preocupa-se em oferecer receitas tradicionais, saborosas e marcantes para os clientes.
Experimente o bolinho de bacalhau português e outras receitas no Marettimo!
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!