O caranguejo é uma iguaria muito apreciada na culinária de muitos países, entre eles o Brasil. Devido a popularidade desse fruto do mar, naturalmente há uma questão que sempre vem à tona: como comer caranguejo?
Tenha em mente que os caranguejos são animal muito conhecido por fazer parte de diferentes pratos, principalmente da culinária litorânea. Estamos falando de um animal invertebrado do filo dos artrópodes e do subfilo Crustacea, ao qual pertencem também as lagostas, os camarões e os lagostins.
Características do caranguejo
Antes de falarmos sobre como comer caranguejo, é importante antes de qualquer coisa sabermos mais sobre as características desse crustáceo.
Tenha em mente que os caranguejos verdadeiros fazem parte da infraordem Brachyura e se destacam por ter 10 patas, sendo o primeiro par dotado de pinças.
Além disso, vale ressaltar que os caranguejos possuem uma carapaça resistente e um corpo arredondado.
Por fim, os caranguejos podem ser encontrados em ecossistemas marinhos. A forma de alimentação varia bastante entre as espécies, existindo caranguejos que se alimentam de vegetais, animais ou restos de seres vivos.
- Sobremesas da Europa para experimentar
- Saiba como harmonizar vinho e peixe
- Melhores entradas para comer em restaurantes de frutos do mar
Afinal, como comer caranguejo?
Via de regra, recomenda-se comer caranguejo separando o corpo entre o casco e o abdômen. Feito isso, retire a parte mole e escura que fica em cima do abdômen. Após retirar, morda o abdômen, pois lá também tem carne.
A dica principal com essa parte do corpo do caranguejo é utilizar o casco para misturar a carne, farofa e molho, por exemplo.
Receitas caranguejo
Existem inúmeras receitas para experimentar à base do caranguejo. desde bolinhos e saladas até tortas e risotos.
Hoje, falaremos mais sobre um prato em especial: as patas de caranguejo.
Essa é uma receita em que as patas de caranguejo são refogadas com tomate, cebola e vinho branco, sendo uma excelente opção para comer como entrada, em diferentes refeições.
Gostou de conhecer mais sobre como comer caranguejo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este.