Como evitar o desperdício de alimentos? Saiba mais!

Entenda como evitar o desperdício de alimentos e como essa medida é importante

Atualmente, um dos problemas mundiais que mais assolam o planeta é a fome.

Por esse motivo, evitar o desperdício de alimentos é fundamental para criar hábitos mais sustentáveis, não só para cuidar do planeta, como também para criar uma conscientização a respeito dos problemas relacionados à fome.

Evitar o desperdício é importante porque, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), um terço dos alimentos produzidos no planeta é desperdiçado a cada ano. 

É verdade que a maior parte do desperdício acontece no começo (colheita) e no meio (armazenamento e transporte) do “ciclo de vida” do alimento, antes que ele chegue de fato à sua mesa.

Contudo, o desperdício na etapa final do ciclo (consumo) representa cerca 10% de todo o alimento jogado fora. 

Por isso, fazer nossa parte é fundamental para diminuir os impactos causados pelo desperdício dos alimentos. 

Afinal, como posso evitar o desperdício de alimentos?

Fato é que qualquer medida e hábito que adotamos contribui para evitar o desperdício de alimento.

Saiba, então, que esse tipo de problema pode ser evitado no dia a dia de diferentes maneiras. Saiba agora como!

Coma o suficiente

A primeira coisa a se fazer para evitar o desperdício de alimento é comer aquilo que julga suficiente. 

Isto é, coloque no prato somente a quantidade ideal para satisfazer suas necessidades, sem excessos. 

Além disso, quando for em restaurantes, sempre importante perguntar a quantidade de alimento que vem em cada prato, quantas pessoas serve, entre outras informações. Saber esse tipo de coisa ajuda, e muito, a evitar o desperdício. 

Armazene corretamente os alimentos

Quando comprar um alimento, armazene-o da maneira correta. Ou seja, coloque sua comida sob as condições adequadas de temperatura, de acordo com as recomendações. 

Frutas, por exemplo, precisam estar em ambiente fresco, sem exposição solar.

Já alimentos como carne precisam invariavelmente estar em ambientes resfriados, para que não entrem em estado de decomposição. 

Guarde as sobras

Caso eventualmente sobre algum alimento, sempre que possível guarde-os para consumir mais tarde. 

Por exemplo, após ir em um restaurante e perceber que sobrou alimento, peça para que embalem as sobras para comer mais tarde. Essa é uma prática muito comum e que muitas pessoas aderem para evitar desperdício desnecessário. 

Compre o suficiente

Outra dica para evitar o desperdício de alimento é comprar somente a quantidade suficiente para consumo. 

De nada adianta comprar várias frutas caso que não as consuma no tempo certo, principalmente porque vão estragar e, consequentemente, gerar mais desperdício de alimento.

Por esse motivo, ao ir no mercado, compre somente o que for usar em um determinado período, evitando que o alimento estrague. 

Evite o desperdício de alimento!

Concluir nossa discussão sobre como evitar o desperdício de alimentos nos leva a refletir sobre práticas conscientes tanto na preparação quanto no consumo de alimentos.

Nesse contexto, destacamos o Restaurante Marettimo, reconhecido não só como o melhor restaurante de São Paulo pela excepcional qualidade de seus pratos, mas também pela competência e conhecimento de seus funcionários sobre os itens servidos e suas porções adequadas.

O ambiente acolhedor do Marettimo complementa a experiência, tornando-o um exemplo notável de como a consciência e a responsabilidade podem ser integradas na indústria gastronômica para combater o desperdício de alimentos.

Para aqueles que desejam vivenciar essa combinação perfeita de sabor, conhecimento e responsabilidade ambiental, recomendamos entrar em contato com o Restaurante Marettimo para realizar uma reserva.

Ao escolher lugares que priorizam práticas sustentáveis, você contribui não apenas para uma experiência culinária enriquecedora, mas também apoia a luta contra o desperdício de alimentos.

Agradecemos por acompanhar nossas reflexões e dicas sobre como minimizar o desperdício de alimentos.

Esperamos que as informações compartilhadas inspirem mudanças positivas em seus hábitos diários, tornando nossa sociedade mais consciente e sustentável.

Continue nos acompanhando para mais conteúdos que alimentam não só o corpo, mas também a mente e o espírito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *