O que é tutano e como utilizá-lo na culinária

O que é tutano e como utilizá-lo na culinária
Tempo de leitura: 4 minutos

Saiba de uma vez por todas o que é tutano e como experimentá-lo; conheça uma receita para saborear esse tipo de comida

O tutano é um alimento peculiar, mas muito utilizado na culinária, despertando bastante curiosidade nas pessoas, sobretudo as que não conhecem esse tipo de comida. 

Por conta disso, naturalmente as pessoas questionam o que é tutano, como utilizá-lo na culinária, quais seus benefícios e muito mais. 

Afinal, o que é tutano?

Tenha em mente que o tutano é um tipo de alimento que, quando descobrimos do que é feito, com certeza ficamos bastante surpresos e curiosos. Mas, fique tranquilo, pois estamos falando de um alimento de sucesso na culinária. 

Então, saiba que o tutano consiste em uma gelatina gordurosa, de sabor intenso, que é encontrado no interior dos ossos bovinos. 

Podemos dizer ainda que o tutano é o tecido esponjoso encontrado na parte interna dos ossos, no caso, a medula óssea.

O tutano, via de regra, é obtido de ossos como:

  • Fêmur (coxa);
  • Costela;
  • Esterno (tórax)
  • Úmero.

Como característica, o tutano é um tecido macio, gelatinoso, gorduroso e, inclusive, bastante calórico, ainda que tenha um sabor suave e agradável ao paladar.

O consumo dessa parte do animal começou em épocas bastante longínquas, sendo um ingrediente que foi introduzido na culinária de diversos países, como o ossobuco italiano e a geleia de mocotó no Brasil. 

Ainda que estejamos falando de um ingrediente barato, não é tão fácil encontrá-lo. Muitas vezes, para obter essa carne, é preciso encomendar peças da perna do boi do tamanho de sua preferência e já cortadas ao meio, no sentido do comprimento.

A história do tutano na culinária

O tutano é um corte que começou a fazer parte da dieta dos exploradores árticos e antárticos, tornando-se sua principal fonte de alimento, principalmente pelo fato de essa carne oferecer uma sensação de “aquecimento” quando o consumimos. 

Além disso, o tutano também fornecia à época bastante energia para os exploradores, afinal, estamos falando de um alimento altamente calórico. 

Com o avanço da gastronomia, o tutano voltou a fazer parte dos cardápios mais sofisticados, estando presente nos mais diversos restaurantes, inclusive os refinados.

Benefícios do tutano

Apesar de ser um alimento calórico – fazendo com que tenhamos que consumi-lo com moderação -, o tutano oferece inúmeros benefícios à saúde. 

A grande quantidade de colágeno garante que o tutano seja ótimo para a saúde da pele.

O que é tutano e como utilizá-lo na culinária

Tenha em mente que essa proteína garante uma pele mais elástica e hidratada, sendo capaz também de melhorar a atividade antioxidante na pele, garantindo um tecido mais saudável.

Vale dizer ainda que o tutano é um alimento conhecido por fazer muito bem para as articulações do corpo humano. 

Pelo fato de a medula ser rica em colágeno, naturalmente, isso contribui para a boa saúde das articulações, sendo capaz, inclusive, de diminuir as dores no local.

Adicionalmente, o tutano conta com a glucosamina, um aminossacarídeo presente na cartilagem que pode reduzir a inflamação nas articulações.

Consumo de tutano reduz inflamação e fortalece sistema imunológico

O tutano é conhecido também como uma importante fonte de gorduras saudáveis, tal qual o ácido linoléico conjugado, reconhecido como uma gordura capaz de ajudar a reduzir a inflamação e a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, o alimento também oferece pequenas quantidades de nutrientes como: Vitamina B12, Riboflavina, vitamina A, Tiamina, Vitamina E, Ferro e Fósforo.

Receita de tutano para experimentar

O tutano é um alimento que pode ser servido de diferentes maneiras. Hoje, falaremos de uma receita em especial: o tutano assado. 

O tutano assado é uma excelente forma de consumir esse tipo de alimento. Existem diversas receitas na culinária. 

No restaurante Marettimo, por exemplo, o tutano assado é servido à moda do chef. 

Nessa receita, o tutano é assado no forno e temperado com molho à base de verduras, cebola e alho. Além disso, acompanha torradas. 

Esse prato é uma excelente opção, já que é servido como entrada, sendo uma ótima forma de experimentar essa receita. 

Gostou de conhecer mais sobre o que é tutano, quais seus benefícios e como ele é utilizado na culinária? Então, acompanhe o blog do Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *