A pata de caranguejo é um dos pratos mais apreciados quando falamos em frutos do mar. Além do mais, é um alimento muito procurado para quem busca por uma alimentação balanceada e saudável. A sua concentração se dá principalmente em água salgada, porém pode ser encontrado em ambientes de água doce.
Tendo uma carne muito saborosa e macia, ela dispõe de inúmeros valores nutricionais para uma boa dieta. Isso porque oferece nutrientes imprescindíveis para o funcionamento do organismo. Nesse post, nós iremos trazer alguns dos principais benefícios de comer a pata de caranguejo, além das formas que ela pode ser encontrada em restaurantes.
Quais os benefícios de comer pata de caranguejo?
Alimento rico em zinco e vitamina C, a pata de caranguejo traz benefícios de redução do nível de colesterol e de fortalecimento da imunidade. Também é excelente na melhoria da qualidade e saúde da pele. Ainda, a sua abundância em iodo é ideal para o funcionamento da tireóide.
Adicionar a pata de caranguejo à sua dieta traz vantagens para a visão, visto que é repleta de taurina. Também traz a boa aparência dos cabelos, unhas e dentes. Ainda, proporciona o bem-estar do sistema nervoso. Isso porque traz em sua composição de nutrientes uma quantidade considerável de potássio.
Outra razão para comer a pata de caranguejo é o fato de que ela evita complicações cardiovasculares. Isso porque é rica em ácidos gordos poli-insaturados e proteínas. Sendo assim, é facilmente digerida e auxilia a eliminar a quantidade de colesterol ruim do sangue. Como exemplo disso, a sua carne leva apenas duas horas para ser processada. Enquanto que a de boi leva em torno de cinco horas.

Cuidados que se deve tomar com este prato
Apesar de ser um alimento abundante em nutrientes, há cuidados que devem ser tomados com a pata de caranguejo. Se você é uma pessoa alérgica ao camarão e lagosta, é provável que também seja ao caranguejo. Por este motivo, esteja sempre atento. As alergias por frutos do mar pode levar à uma anafilaxia, tornando-se muito perigosas.
Na pata de caranguejo também se pode encontrar alguma quantidade de purina. Apesar de necessária para o funcionamento do corpo, há pessoas que desenvolvem gota consumindo-a. Ainda, quando não bem preparado este prato causa a intoxicação alimentar. Sendo assim, sempre opte por restaurantes que trabalhem com alimentos frescos.
Melhores formas de comer a pata de caranguejo
As partes geralmente comestíveis da pata de caranguejo se encontram na região do abdômen e extremidades. O indicado para que seja consumida é em torno de duas vezes à três vezes por semana, acompanhada de arroz branco. Contudo, é possível encontrá-la com diferentes formas de preparo.
Quando servida como entrada, a pata de caranguejo costuma servir de ingrediente para bolinhos, saladas e tortas. Já como prato principal, ela conta com ainda mais variações. Há a possibilidade de comê-la com espaguete, em forma de risoto, com uma mistura de arroz e, ainda, sozinha. Também pode ser servida como um ensopado, com uma receita simples e muito saborosa.
Para que você continue recebendo dicas e novidades sobre a culinária de frutos do mar, basta acompanhar as postagens de nosso blog!