Saiba tudo sobre a picanha, seus benefícios, textura e características; conheça uma receita saborosa
Sem dúvida alguma, a picanha é uma das carnes mais bem avaliadas pelas pessoas, sendo reconhecida como um corte nobre bovino. Mas, quais as razões para esse tipo de carne fazer tanto sucesso? Por que a picanha é tão boa?
Para conhecer mais sobre essa carne, ao longo deste artigo falaremos tudo sobre a picanha, desde suas características, passando pelos seus benefícios, até a recomendação de uma receita saborosa.
Saiba mais sobre as características da picanha
A picanha é uma carne nobre que comumente agrada o paladar de quase todas as pessoas, em especial quem adora saborear uma boa carne.
Localizada ao lado do contrafilé, uma região macia, a picanha é considerada parte da alcatra, local onde se retira também o miolo da alcatra e a maminha.
No que se refere às características, tenha em mente que, como não é utilizada pelo animal para a sua locomoção, a picanha conta com fibras pouco trabalhadas e, dessa forma, são mais macias.
Saiba ainda que a ausência de colágeno e a presença da famosa capa de gordura torna esse corte mais saboroso, destacando-os dos demais.
Vale ressaltar que, preferencialmente, a fim de realçar o sabor, a picanha deve ser temperada apenas com sal grosso.
A origem do nome picanha teria surgido em um restaurante de São Paulo, na década de 1950.
A história diz que, após provar o corte, o neto do conde Matarazzo, Baby Pignatari, teria perguntado o que era aquela carne. O churrasqueiro, um argentino, respondeu em espanhol “picanã”, que era o nome da vara que cutucava os bois na altura da anca, região da qual é retirada a peça de carne.
Benefícios da picanha
A picanha é uma carne nobre que oferece uma série de benefícios à saude.
Podemos começar falando sobre o fato de a picanha ser uma carne rica em proteína e gordura, o que mantém a saciedade por muito mais tempo.
Além disso, pode ser preparada apenas com sal grosso, que é reconhecidamente mais saudável que o sal refinado. Logo, reduz-se a ingestão de elementos químicos prejudiciais à saúde.
Vale dizer que a picanha é aliada ao baixo consumo de carboidratos, assim como pode evitar o aparecimento de diabetes.
Outra vantagem da picanha é que ela possui a molécula de Ferro mais facilmente absorvida pelo corpo humano, chamada Ferro-Heme.
Por fim, além do Ferro, a picanha também é rica em Zinco e vitaminas B6 e B12. Esses nutrientes auxiliam no combate a fadiga, anemia e problemas de cicatrização.
- Dicas de almoço chique: confira as melhores sugestões de receitas
- Receitas internacionais para experimentar: conheça os melhores pratos
Receita de picanha para experimentar
Receitas com picanha existem aos montes. Mas, listaremos um prato muito saboroso e requisitado nos restaurantes.
Estamos falando da picanha grelhada com batata recheada.
Picanha grelhada com batata recheada
Neste prato, são servidas deliciosas fatias suculentas de Picanha Argentina Premium com gordura, uma das mais nobres à disposição no mercado, acompanhadas de tomates grelhados e de batatas recheadas.
Essa composição garante uma receita saborosa, suculenta e que vai agradar os mais diversos paladares.
Inclusive, caso tenha vontade de experimentar essa receita de picanha e muitos outros pratos à base de carne bovina, visite o Marettimo.
Gostou do artigo sobre os benefícios e características da picanha? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!