Conheça algumas das principais características e curiosidades sobre o polvo, um dos mais diferentes animais dos oceanos
Os oceanos são lar de uma grande diversidade de criaturas, das mais belas até as mais diferentes e incomuns. Entre milhares de espécies que vivem nas águas marinhas, podemos citar o polvo, um dos animais de origem oceânica mais conhecidos no planeta.
Os polvos são animais bem diferentes, especialmente por conta de suas características físicas, uma vez que contam com uma série de tentáculos e corpo flácido. Devido a sua popularidade, sobretudo na gastronomia, muitas pessoas começam a querer saber mais sobre essa espécie.
Por isso, ao longo deste artigo você conhecerá tudo sobre o polvo, conhecendo suas principais curiosidades. Confira!
Afinal, polvo é molusco?

Sim, saiba que o polvo é, de fato, um molusco. Tenha em mente que os polvos são animais de corpo mole, assim como todos os animais do grupo dos moluscos.
Como característica, trata-se de um animal que possui oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas. A região de sua cabeça lembra um grande saco e apresenta olhos, um bico córneo quitinoso e um sistema nervoso altamente desenvolvido.
O polvo tem osso?
Assim como outros cefalópodes (membros da classe Cephalopoda), os polvos não têm esqueleto ou espinha dorsal. Logo, estamos falando de um animal invertebrados.
Ou seja, não, o polvo não tem osso!
Vale dizer que todo o corpo do polvo é mole, exceção feita ao bico, semelhante ao de um papagaio, que é duro.
Polvos têm dentes?
No seu centro do polvo situa-se a boca, que é equipada com duas placas quitinosas e duras em forma de bico e uma fiada de pequenos dentes aguçados e quitinosos (rádula).
Portanto, podemos dizer que sim, os polvos têm dentes, ainda que não sejam semelhantes aos dos humanos.
Polvos são inteligentes?
Os polvos são animais considerados inteligentes, isso porque contam com um sistema nervoso muito desenvolvido.
Estima-se que o polvo médio tem 500 milhões de neurônios ou células cerebrais, colocando-o na mesma “classificação cerebral” que mamíferos menores, tais como os cães, por exemplo.
Diferentemente de outras espécies, a maioria dos neurônios dos polvos não fica no cérebro, mas, sim, em seus tentáculos.
Cada ventosa no braço de um polvo pode conter até 10.000 neurônios que desempenham duas principais funções: paladar e tato.
Polvos gostam de brincar
Os polvos podem ser criaturas brincalhonas. Saiba que alguns animais em laboratórios já foram observados se divertindo, jogando frascos de comprimidos vazios com seus esguichos de água na direção do fluxo criado pela bomba do tanque onde habitam.
Então, estamos falando de uma espécie que entende o conceito de diversão, muito semelhante, por exemplo, aos cachorros, que adoram brincar com bolinhas ou ossos de brinquedo.
Polvos mudam de cor
Algumas espécies de polvo são capazes de mudar rapidamente a cor e a textura de sua pele para se camuflar e se proteger de predadores.
Essa é uma característica muito peculiar dos polvos e que mais chamam a atenção, não é mesmo?
Polvos: um animal intrigante
Conhecendo mais sobre o polvo, com certeza fica mais fácil entender o quanto esse animal é diferente e com características incomuns.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!