A carne bovina é, sem dúvida, uma das mais populares no mercado. Isso porque ela atende diferentes necessidades, especialmente quem busca cortes refinados, saborosos e suculentos. E você, sabe dizer quais são os cortes nobres bovinos?
Saiba que não há apenas um ou dois cortes nobres do bovino. Existem diversas partes do boi que são conhecidas pelo sabor e textura únicos, logo, são considerados cortes nobres e bem avaliados.
Confira, então, algumas das carnes mais nobres do boi e conheça as características de cada uma.
Picanha
Quando falamos em carnes nobres do boi, com certeza a picanha vem à mente da maioria das pessoas, não é mesmo?
Popularmente, a picanha é conhecida pelo prestígio e características exclusivas. Trata-se de um corte que é retirado da parte traseira do gado, que conta com uma capa de gordura e fibras generosas que acentuam o sabor e maciez do corte.
Muito comum em churrascos, a picanha também se mostra versátil em diversos preparos, como assados e fritos. Pelo fato de ter bastante gordura, esse corte conserva a suculência da carne em qualquer preparo, sobretudo quando mantém a carne ao ponto ou mal passada.
Filé mignon
O filé mignon é tido como um dos cortes mais macios e tenros entre as carnes bovinas (se não for o melhor nesse sentido). Essa parte é retirada próximo ao contrafilé, sendo o corte mais nobre dessa área.
Como característica, o filé mignon conserva pouca gordura, mas tem bastante fibras, o que favorece sua textura única.
Vale dizer que estamos falando de um corte versátil, que pode ser feito de diferentes maneiras. Como diferencial, essa carne pode ser preparada em qualquer ponto, ainda assim terá uma boa maciez.
Ancho
Este é, sem dúvida, um dos cortes mais nobres, sendo bem avaliado e bastante consumido em parrillas e estabelecimentos especializados em boas carnes.
O ancho vem da parte dianteira do boi, mais especificamente retirado entre a 2ª e 6ª vértebra, uma região nobre que abriga, inclusive, outros cortes, como o short rib e o tomahawk.
Como característica, o ancho, que é comumente consumido em bifes, conta com excelente nível de marmoreio na carne, garantindo, assim, uma excelente maciez e suculência.
Além disso, esse corte possui uma grossa camada de gordura que corta o centro do bife. Justamente por possuir essa característica, a carne é ainda mais tenra, pois separa a capa e o miolo do bife ancho.
Como resultado, temos uma carne tão macia quanto uma manteiga.
Paleta
A paleta é um corte que fica na parte dianteira do boi, localizada muito próxima às patas, fazendo com que tenha textura mais firme. Ainda que o local onde é removida a paleta não privilegie a maciez (locais com muito movimento do animal faz com que as fibras sejam mais rígidas, à medida que são bastante trabalhadas), essa carne ainda consegue ser altamente suculenta e bastante indicada para pratos elaborados.
Por conta de suas características, trata-se de um corte cujo preparo exige maior tempo, sendo indicado com caldos, assado com molho ou na panela com legumes e temperos.
Dois exemplos de pratos simples em que a paleta fica muito saborosa, são o picadinho e o estrogonofe.
Gostou de conhecer alguns dos cortes mais nobres do boi? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!