Moluscos comestíveis: conheça as melhores opções

Tempo de leitura: 3 minutos

Conheça também algumas receitas à base de moluscos comestíveis que você precisa experimentar

Os moluscos são animais invertebrados bastante comuns nos oceanos e, claro, na gastronomia mundial, sendo considerados iguarias saborosas que valem a pena experimentar. Contudo, você sabe quais os moluscos comestíveis? 

Tenha em mente que o filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, e inclui uma variedade de animais muito familiares, como ostras, lulas, polvos e caramujos, por exemplo. 

Por conta disso, naturalmente há uma dúvida comum acerca de quais espécies são comestíveis. Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre os moluscos que você deveria experimentar o quanto antes. Confira! 

Lula

A lula é um decápode (possui dez tentáculos) e, como característica, sua massa visceral é alongada e seu corpo é envolto pelo manto, que é uma cavidade muscular que se encontra atrás da cabeça. 

Quais os benefícios de comer lula dorê no Tatuapé?

É através da cavidade do manto que a água circula, passando pelas guelras, tornando possível a respiração do molusco.

Trata-se de um molusco não apenas comestível, como também saboroso. Tenha em mente que esse animal possui uma textura um pouco “borrachuda”, até mesmo elástica. Apesar disso, a lula tem um sabor suave e que agrada o paladar de quem adora frutos do mar. 

Existem diversos pratos para experimentar como a lula à dorê (rodelas de lula fritas e crocantes), a lula grelhada com arroz negro (salteada no alho e ervas, ao vinho branco, com parmesão e purê de beterraba), entre outras receitas. 

Polvo

Os polvos são moluscos marinhos que contam com oito braços fortes e com ventosas dispostas em volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta.

É importante dizer que o polvo tem um sabor singular, sendo naturalmente salgado pela água do mar, mas, ao mesmo tempo, sendo sutilmente doce. Como característica, o polvo é inconfundível na cor e nas ventosas. 

Contudo, o polvo se diferencia da lula, por exemplo, na questão de textura, de mordida, já que é mais consistente e macio. 

Além disso, o polvo tem um gosto mais marcante e presente, enquanto a lula tem um sabor suave.

Entre as receitas mais saborosas, podemos listar a tigelinha de polvo (polvo, batata e tomate refogados na manteiga e limão), tentáculos de polvo no azeite (acompanhado de batatas, tomate, brócolis e arroz) e arroz de polvo ao vinho tinto.

Mexilhão

O mexilhão é um molusco bivalve, protegido por duas conchas de coloração preto-azulada, que vive próximo às costas marinhas e superfícies rochosas de oceanos, assim com em superfícies de água doce. 

São animais filtradores e que se alimentam de algas microscópicas e materiais em suspensão.

Na gastronomia, esse tipo de molusco é muito usado em pratos com outros frutos do mar, como no arroz de frutos do mar, no frutos do mar a la plancha, na moqueca mistas e no espaguete ao frutos do mar.

Agora que conhece mais sobre os moluscos comestíveis mais populares na gastronomia e algumas das principais receitas, com certeza fica mais fácil começar a experimentar pratos à base desse fruto do mar. 

Gostou do artigo sobre os moluscos comestíveis? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *