Opções de jantar saudável com peixes e frutos do mar

Opções de jantar saudável com peixes e frutos do mar

Conheça algumas receitas com peixes e frutos do mar para experimentar durante um jantar saudável

O jantar é uma refeição muito importante e, muitas vezes, especial, principalmente no momento em que reunimos a família, amigos e parceiros (as). Então, nada melhor que aliar um bom jantar com um estilo de vida mais saudável, não é mesmo? 

Pensando nisso, separamos algumas das melhores opções de jantar saudável com peixes e frutos do mar. 

Mas por que escolher peixes e frutos do mar? Quais os benefícios? 

Tanto os peixes como os frutos do mar são alimentos leves, conhecidos por terem baixo percentual de gordura e inúmeros benefícios à saúde. 

O consumo regular desses alimentos é associado a melhora da memória, a boa concentração, a prevenção de doenças cardiovasculares, a redução da inflamação corporal e a inúmeras outras vantagens. 

Portanto, refeições à base de pescados e frutos do mar são uma ótima alternativa para quem busca um prato mais saudável e leve, viabilizando uma dieta mais balanceada e benéfica ao ser humano. 

E quais são as opções de jantar saudável com peixes e frutos do mar?

Opções de jantar saudável com peixes e frutos do mar

A culinária de frutos do mar e peixes é vasta, ampla e diversificada, atendendo os mais diversos gostos e preferências.

Logo, opções é que não faltam quando falamos em pratos e receitas para saborear em um jantar especial. 

Pensando em ajudá-los, então, separamos algumas ótimas receitas para experimentar e ter um jantar mais saudável. Confira! 

Bacalhau

O bacalhau é um dos peixes mais tradicionais da culinária portuguesa e, por consequência e influência, da gastronomia brasileira também. 

Existem diversas receitas para experimentar, tais como o bacalhau Gomes de Sá.

Esse prato leva lascas de bacalhau amaciadas cozidas em alho, cebola e azeite, acompanhado de azeitona, ovo cozido e salsa, além do tradicional arroz branco.

Por ter em seus ingredientes alimentos saudáveis e extremamente benéficos à saúde humana, naturalmente estamos falando de um prato ótimo para um jantar saudável.

Há outras opções de pratos que levam bacalhau que são tão bons quanto o Gomes de Sá. Podemos destacar o bacalhau ao vinho do Porto (bacalhau selado com brócolis, tomate, alho, batatas, ovos de codorna, pimentão, azeitonas pretas ao tempero mediterrâneo e vinho do porto, acompanha arroz de açafrão). 

Outro prato tradicional é o bacalhau à Lagareiro, feito com postas de bacalhau douradas no azeite, acompanhadas de batatas ao murro, alho, cebola, brócolis, tomate, azeitonas e arroz.

Paella

A paella é um tradicional prato espanhol que ganhou a culinária mundial. Além de ser extremamente saborosa, essa receita é, também, saudável, tornando-a ideal para um jantar mais leve e ao mesmo tempo sofisticado. 

Essa receita leva, basicamente, camarão, mexilhões, lula e polvo, uma mistura do que há de melhor em frutos do mar. 

A combinação entre os ingredientes torna a refeição mais saudável, leve, sem pesar tanto. Não à toa, essa receita atravessou os oceanos e ganhou o mundo todo, aliando sabor, saúde e leveza. 

Camarão

O camarão está entre os frutos do mar mais consumidos no mundo. Por consequência, tornou-se um alimento popular na culinária à base desse tipo de alimento.

Contudo, o sucesso do camarão não está somente associado ao seu sabor, mas, também, aos benefícios que oferece. 

Tenha em mente que o camarão é um alimento leve e saudável, perfeito para pessoas que buscam uma dieta mais saudável. Logo, é, sim, uma excelente escolha para quem deseja um jantar saudável. 

Entre os pratos que você pode experimentar, podemos destacar o camarão à parmegiana, feito com camarões empanados cobertos de queijo e molho de tomate da casa, acompanhados de arroz.

Outra opção é a salada de lagosta e camarão, servida com lagostas e camarões ao dente, no molho de mostarda e vinagrete.

Por fim, outro prato com camarão é o espaguete ao frutos do mar. Essa receita é servida com espaguete com camarão, mexilhões, lula e polvo ao molho do chef.

Jantar saudável com peixes e frutos do mar

Agora que conhece mais sobre algumas ótimas opções para um jantar saudável com peixes e frutos do mar, sem dúvida fica mais fácil escolher uma opção do seu agrado. 

Gostou do artigo? Então, siga acompanhando o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *