Confira quais espécies de peixes do mar são tidas como nobres no Brasil e no mundo
O peixe é um alimento muito comum na dieta de nós brasileiros, sendo consumido com certa periodicidade, sobretudo em regiões mais costeiras, onde a oferta é maior e os animais são consumidos mais frescos. Apesar da popularidade, algumas espécies são mais raras, sendo consideradas peixes nobres do mar.
Mas, afinal, quais são os peixes nobres que consumimos do mar?
Confira, então, algumas das espécies mais nobres e quais suas características e receitas mais saborosas.
Bacalhau
O bacalhau é, sem dúvida, um dos pescados mais nobres no mundo, tendo um valor elevado no mercado, sobretudo pelo seu sabor e escassez nos oceanos.
Tenha em mente que o bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus, pertencente à família Gadidae.
O bacalhau “original” ou “verdadeiro” é encontrado no Oceano Atlântico, chamado Gadus morhua
Quanto ao sabor, trata-se de um peixe nobre bastante salgado, sobretudo pelo sal utilizado para preservar o peixe. Para retirar o excesso de sal, porém, basta cozinhar o bacalhau, colocando-o de molho na água.
Receitas para experimentar
Confira algumas sugestões de receitas com bacalhau para experimentar.
Bacalhau Gomes de Sá
Lascas de bacalhau amaciadas cozidas em alho, cebola e azeite acompanhado de azeitona, ovo cozido e salsa. Acompanha arroz branco.
Bacalhau ao vinho do Porto
Bacalhau selado com brócolis, tomate, alho, batatas, ovos de codorna, pimentão, azeitonas pretas ao tempero mediterrâneo e vinho do porto. Acompanha arroz de açafrão.
Bacalhau à Lagareiro
Postas de bacalhau douradas no azeite, acompanhadas de batatas ao murro, alho, cebola, brócolis, tomate, azeitonas e arroz.
Salmão
O salmão é um dos peixes mais nobres no mundo, sendo uma espécie bastante requisitada na gastronomia mundial.
Saiba, então, que o salmão é o nome vulgar de várias espécies de peixes da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Típicos das águas frias do norte da Eurásia e da Américas, os salmões são comumente criados em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar, isso para poder atender a demanda mundial por esse tipo de pescado.
Como característica, o salmão é um peixe cujo sabor e textura são suaves. Seu consumo traz vários benefícios à saúde, pois é rico em ômega 3, proteínas e reduz o colesterol.
Receita para experimentar
Confira agora uma receita com salmão extremamente saborosa, que você deve experimentar o quanto antes.
Salmão ao molho de ervas
Filé de salmão grelhado ao molho de ervas, acompanhado de purê de batata e creme de espinafre.
Robalo
O robalo é outro peixe nobre muito apreciado na culinária. Trata-se de um peixe de escamas e de água salgada encontrado no litoral do continente americano. Contudo, eles também vivem em estuários, manguezais e em rios de água doce até vários quilômetros acima da foz, devido, sobretudo, à tolerância à variações de salinidade no ambiente aquático.
Sua carne é branca e magra e apresenta bons índices de ácidos graxos ômega 3. Como característica, esse peixe conta com sabor suave e possui uma fácil digestão.
Receita para experimentar
Conheça um prato para saborear e conhecer melhor o sabor do robalo.
Robalo grelhado ao molho de ervas
Servido com filé de robalo grelhado ao molho de ervas acompanhado de arroz de alho e molho picante.
Gostou do artigo sobre alguns dos peixes nobres do mar mais comuns em nossa gastronomia? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!