Peixes de água salgada: características e sabor

Peixes de água salgada: características e sabor

Entenda mais sobre as características dos peixes de água salgada; conheça as diferenças para as espécies de água doce

Os peixes fazem parte da gastronomia mundial, sendo um ingrediente saboroso e essencial em milhares de receitas. Entre os tipos de peixes mais comuns na culinária, os de água salgada estão em uma posição de destaque, especialmente pelas suas características e sabor único. 

A fim de ajudá-lo a entender tudo sobre os peixes de água salgada, no artigo de hoje falaremos sobre suas características e sabor, bem como mostraremos as diferenças para as espécies de água doce. Confira!

Peixe de água salgada: características

A maioria das espécies de peixes tem sua origem ligada à água salgada, ou seja, animais que vivem nos oceanos. Como característica geral, o peixe de água doce possui uma carne mais leve e menos gordurosa.

Peixes de água salgada: características e sabor

Além disso, são espécies de maior tamanho (em relação aos peixes de água doce) e que contam com diversas cores. 

É importante dizer também que, por conta dos sais presentes na água do mar, os peixes de água salgada retém menos líquidos.

Em linhas gerais, no que se refere ao comportamento, os peixes de água salgada são pouco adaptáveis e não lidam bem com as diferentes condições da água, fazendo com que sejam mais sensíveis às mudanças no oceano. Por exemplo, essas espécies não sobrevivem ou permanecem em locais que estejam poluídos. 

Entre as espécies de peixes de água salgada estão:

  • Anchova;
  • Robalo;
  • Badejo;
  • Bagre-bandeira;
  • Baiacu;
  • Corvina;
  • Dourado-do-mar;
  • Linguado.

Qual é a diferença entre peixe de água salgada e peixe de água doce?

Via de regra, o peixe de água doce é mais gorduroso e tem leve sabor de terra. Em contrapartida, o peixe do mar é mais salgado, claro, bem como a carne é mais leve e é menos gordurosa. 

Além disso, é sempre essencial ressaltar que, no mar, tem ainda o peixe de água quente, que é mais mole, e o peixe de água fria, que é mais duro e gorduroso, tal qual o salmão e o atum. 

Gostou de conhecer mais sobre as características e sabor dos peixes de água salgada? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *