Aprenda algumas dicas para harmonizar vinho, peixe e até mesmo frutos do mar
Os pescados são alimentos muito populares no mercado, sendo utilizados em diversas receitas. Alguns pratos, inclusive, ficam ainda mais saborosos, se souber harmonizar o vinho e o peixe.
Vale ressaltar que a harmonização entre o vinho e o peixe é o segredo para o sucesso de inúmeras receitas. Tendo isso em mente, ao longo deste conteúdo destacaremos as principais maneiras de harmonizar esses dois itens.
Aprenda a harmonizar vinho e peixe
Para fazer a harmonização de vinhos e peixes, é muito importante analisar a carne do pescado com cuidado. Isso porque alguns peixes tem um sabor intenso ou neutro, que pedem vinhos mais delicados.
Ainda que os vinhos com rótulos brancos sejam a primeira escolha, é essencial ficar atento às especificidades de cada peixe.
Por exemplo, o salmão exige uma atenção especial, pelo fato de ser um pescado com sabor marcante. Via de regra, exige-se um vinho tinto leve.
As melhores opções são o Pinot Noir, Syrah ou um rosé, espumante ou não.
Mas, se você for consumir o salmão no sushi ou sashimi, uma boa outra opção são os vinhos espumantes, como o Brut, de modo a deixar deixar o sabor mais leve e gostoso.
Já os pratos com bacalhau, que são sempre uma ótima escolha, pedem uma harmonização características, preferencialmente uma bebida portuguesa. Os vinhos verdes produzidos no país conseguem intensificar o sabor do bacalhau, por isso são os mais indicados.
Outra opção são os vinhos com rótulos brancos, já que combinam perfeitamente com sabores neutros de peixe como o bacalhau.
- Qual o preço da lagosta? Quais receitas experimentar?
- Dicas de pratos com frutos do mar para inovar
- Como é o stroganov de frutos do mar?
Vinho e frutos do mar
O vinho também ajuda na harmonização de diversos frutos do mar. Por exemplo, o polvo é um molusco com sabor neutro, ele pode ser acompanhado por vinhos brancos ou tintos.
Já na tradicional paella, o vinho tinto espanhol pode ser uma boa escolha, já que ele conseguirá equilibrar a mistura dos sabores dos frutos do mar desse prato.
Vinho: uma ótima opção para pescados e frutos do mar
Uma coisa é certa, o vinho é uma bebida que funciona muito bem na culinária à base de peixes e frutos do mar, realçando o sabor e tornando tudo mais saboroso e sofisticado.
Tenha em mente que a Marettimo oferece uma lista ampla de pratos harmonizados com vinho, como bacalhau ao vinho do Porto, frutos do mar a la plancha, risoto de alho poró, arroz de frutos do mar, arroz de pato, arroz de polvo, patas de caranguejo e muito mais.
Gostou de ler sobre como harmonizar vinho e peixe? Então, acompanhe nosso blog para continuar lendo conteúdos como este e mais novidades na culinária. Até a próxima!