Sexta-Feira Santa: receitas e pratos para experimentar

Sexta-Feira Santa: receitas e pratos para experimentar

Confira algumas receitas e pratos tradicionais para experimentar ao longo da semana Santa

A Sexta-Feira Santa ocorre antes do domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Trata-se de uma data de reflexão e fortalecimento da fé.

Ao longo da semana santa, ou apenas na sexta-feira, comumente as pessoas, mais especificamente as católicas, deixam de comer carne vermelha e frango. Por isso, pensando em ajudá-lo, ao longo deste artigo você confere receitas e pratos saborosos para experimentar nessa data, respeitando a tradição milenar do catolicismo.

Saiba que opções não faltam para quem deseja celebrar esta data especial, ao mesmo tempo em que respeita as tradições da igreja. 

Confira, então, algumas das receitas que você precisa saborear! 

Bacalhau: um dos ingredientes mais comuns na Sexta-Feira Santa

Popularmente, o bacalhau é o alimento mais consumido durante a Sexta-Feira Santa, sobretudo por respeitar as tradições da igreja e, claro, ser bastante saboroso, sendo um ingrediente ótimo para inúmeras receitas. 

Saiba que o bacalhau é o nome comum de várias espécies de peixes classificadas em vários géneros, em particular no gênero Gadus. Por isso, via de regra, o bacalhau consiste nas espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.

Conheça, então, algumas receitas para experimentar:

Entrada: bolinho de bacalhau e pastel de bacalhau

Tanto o bolinho de bacalhau como o pastel de bacalhau são entradas ótimas para a Sexta-Feira Santa, sendo duas receitas fáceis e, claro, saborosas. 

O bolinho de bacalhau é uma receita cuja carne do peixe é desfiada e temperada com alho, cebola e batata.

Já os pastéis são recheados com bacalhau e creme de leite, criando uma saboroso petisco para comer nesta data comemorativa. 

Bacalhau Gomes De Sá

O bacalhau gomes de Sá é uma receita ótima para saborear na Sexta-Feira Santa. Trata-se de um prato servido com lascas de bacalhau amaciadas e cozidas em alho, cebola e azeite, acompanhado de azeitona, ovo cozido e salsa. Além disso, acompanha também arroz branco.

Bacalhau ao vinho do Porto

Bacalhau selado com brócolis, tomate, alho, batatas, ovos de codorna, pimentão, azeitonas pretas ao tempero mediterrâneo e vinho do porto. Acompanha arroz de açafrão.

Bacalhau À Lagareiro

Postas de bacalhau douradas no azeite, acompanhadas de batatas ao murro, alho, cebola, brócolis, tomate, azeitonas e arroz.

Bacalhau da Casa (Marettimo)

Posta de bacalhau assado no forno acompanhado de batatas, cebola, tomate, palmito e vinagre de jerez.

Bacalhau ao Forno

Postas de bacalhau assadas no forno acompanhadas de batata, cebola, ovos, tomate, brócolis e arroz.

Bacalhau Com Natas

Lascas de bacalhau com batata e cebola, cobertas em parmesão e natas. Acompanha arroz branco.

Receitas para Sexta-Feira Santa simples

Confira agora algumas receitas simples, saborosas e complementares para experimentar durante a Sexta-Feira Santa!

1. Filé de Peixe Fresco à Belle Meuniere

Este prato elegante e saboroso consiste em filés de peixe fresco, que são levemente empanados e fritos até que estejam dourados e crocantes.

O peixe é então coberto com um molho rico e amanteigado, que é realçado com o sabor de limão e alcaparras, além de ser polvilhado com salsinha fresca e alho-poró.

2. Badejo Grelhado ao Molho de Alcaparras

O badejo é um peixe de carne branca e sabor suave. Nesta receita, o filé de badejo é grelhado até obter uma textura firme e dourada, e então é servido com um molho de alcaparras.

Este molho é ácido e salgado, proporcionando um contraste delicioso com o sabor suave do peixe.

3. Robalo Grelhado ao Molho de Ervas

O robalo é um peixe de carne densa e saborosa, tornando-se uma excelente opção para grelhar.

Neste prato, o robalo é grelhado até que esteja perfeitamente cozido, e depois é coberto com um molho verde fresco e vibrante, feito com várias ervas como coentro, salsinha e manjericão, proporcionando uma explosão de sabor.

4. Badejo à Brasileira

Este é um prato colorido e cheio de sabor, que celebra a culinária brasileira. O badejo é cozido lentamente em um molho de tomate robusto, que é enriquecido com pimentões, cebolas e alho.

Este prato é muitas vezes servido com arroz branco, para absorver todo o sabor do molho, criando uma refeição completa e satisfatória.

Espero que essas descrições tenham proporcionado uma visão apetitosa desses pratos deliciosos!

Gostou de conhecer algumas das melhores receitas para experimentar na Sexta-feira Santa? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *