Mitos e verdades sobre a alimentação com frutos do mar

Mitos e verdades sobre a alimentação com frutos do mar

Os frutos do mar são um dos alimentos mais populares, fazendo bastante sucesso na gastronomia mundial. Juntamente com a popularidade vem os questionamentos acerca desse tipo de comida. Pensando nisso, neste artigo listaremos alguns dos mitos e verdades sobre a alimentação com frutos do mar. 

O objetivo é mostrar o que de fato é verdade e mentira sobre esse alimento tão popular no mercado. Ficou curioso para saber mais sobre os frutos do mar? Confira então algumas das afirmações mais populares. 

Grávidas não podem comer frutos do mar

Mito

Muitas pessoas acreditam que determinados frutos do mar devem ser evitados durante a gestação, sobretudo pela possível concentração de mercúrio em sua carne, podendo gerar algum tipo de contaminação. 

No entanto, saiba que, se bem cozidos, todos os tipos de peixes, crustáceos e moluscos podem ser consumidos sem qualquer problemas por mulheres grávidas.

Frutos do mar contribuem para a prevenção de doenças

Verdadeiro

Os frutos do mar, assim como os pescados, são conhecidos pela riqueza nutricional, possuindo alta concentração de substâncias como o Ômega 3 em sua carne, por exemplo. 

Mitos e verdades sobre a alimentação com frutos do mar

Esse tipo de alimento também possui proteínas de ótima qualidade, como os aminoácidos, e vitaminas como a A e a D. 

É inegável que todas essas substâncias fazem bem ao organismo e à saúde, sendo essenciais na prevenção e diminuição de risco de doenças como o câncer, a demência e os problemas cardiovasculares.

Nem todos os frutos do mar são uma rica fonte nutricional

Mito

Os frutos do mar, como abordado no tópico anterior, é uma rica fonte nutricional. Muitos, porém, têm a falsa ideia de que a qualidade nutricional está restrita a alguns tipos de alimentos vindos das águas.

Saiba que isso é um mito. Afinal, tenha sempre em mente que todos os frutos do mar e pescados são alimentos ricos como fonte de nutrientes.

Frutos do mar são calóricos

Mito

Os frutos do mar são alimentos leves, sendo uma ótima opção para quem deseja entrar em uma dieta mais restritiva. 

Trata-se, portanto, de um alimento rico do ponto de vista profissional e leve, que não engorda – contudo, deve-se preparar os frutos do mar de forma condizente, ou seja, cozido e/ou grelhado, já que alimentos fritos e empanados são mais calóricos. 

Frutos do mar são saborosos e dão origens a várias receitas

Verdadeiro

Os frutos do mar são bastante saborosos, sendo ingredientes essenciais para a criação de receitas únicas e saborosas. 

Para conhecer mais sobre as receitas com frutos do mar, clique aqui e confira um cardápio repleto de opções excelentes para experimentar. 

Gostou do artigo sobre mitos e verdades sobre frutos do mar? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *