Semana Santa: sugestões do que comer

Semana Santa: sugestões do que comer

Conheça alguns pratos para comer durante a Semana Santa e a Sexta-Feira Santa

A Semana Santa, exclusivamente para a Igreja Católica e seus fiéis, é um período em que se celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Para comemorar esse período, há diversos costumes religiosos, tais como acender velas, fazer orações e restringir a alimentação. 

Durante a Semana Santa, os fiéis limitam seu cardápio, uma vez que é recomendado não consumir carnes vermelhas e de aves, especialmente na Sexta-Feira Santa . Como consequência, busca-se durante esse período por outras opções de alimentos, como peixes e frutos do mar, cujo consumo aumenta bastante durante essa celebração religiosa. 

Então, caso você esteja à procura de sugestões do que comer ao longo da Semana Santa e na Sexta-Feira Santa, confira dicas de receitas para experimentar no feriado.

Melhores receitas para Semana Santa

Uma coisa é certa: pratos à base de carne vermelha e de aves são sempre deixados de lado durante a celebração da Semana Santa e da Sexta-Feira Santa. Portanto, a melhor alternativa está nos pescados e frutos do mar. 

Existem inúmeras opções de pratos para saborear durante o feriado religioso, desde receitas mais simples até as mais bem elaboradas. 

Pensando em ajudá-los, listaremos algumas dicas e sugestões de pratos para a Semana Santa ser ainda mais especial. 

Bacalhau

O bacalhau é um dos pratos e alimentos mais buscado ao longo da Semana Santa, sobretudo por ser uma ótima alternativa à carne e por ser extremamente saboroso e suculento. 

Outro motivo que leva à escolha pelo bacalhau está ligado ao fato de que se trata de um alimento que pode ser utilizado em diferentes pratos e receitas. 

Uma receita que você pode experimentar é o bacalhau Gomes de Sá. Esse prato é servido com lascas de bacalhau amaciadas cozidas em alho, cebola e azeite, acompanhado de azeitona, ovo cozido e salsa. Para finalizar, acompanha também o tradicional arroz branco.

Existem ainda outras opções, tais como o bacalhau ao vinho do Porto (bacalhau selado com brócolis, tomate, alho, batatas, ovos de codorna, pimentão, azeitonas pretas ao tempero mediterrâneo e vinho do porto, acompanhado de arroz de açafrão) e o bacalhau ao forno (postas de bacalhau assadas no forno acompanhadas de batata, cebola, ovos, tomate, brócolis e arroz). 

Camarão à parmegiana

O camarão está entre os frutos do mar mais populares, sobretudo por se tratar de um alimento leve e saboroso. 

Uma receita ótima para a Semana Santa é o camarão à parmegiana. Esse prato é servido com camarões empanados cobertos de queijo e molho de tomate, acompanhados de arroz e fritas.

Caso queira experimentar outros pratos com esse tipo de fruto do mar, uma opção é o camarão na champagne com arroz de maçã, que é servido com camarão ao molho à base de alho, cebola, creme de leite, caldo de peixe e champagne. Acompanha arroz de maçã.

Risoto

O risoto é um alimento que funciona muito bem durante a Semana Santa, aliando sabor e respeitando os costumes religiosos, sem o consumo de carne vermelha e de aves. 

Uma ótima opção é o risoto de legumes, feito com arroz refogado com brócolis, cenoura, batata, abobrinha, manteiga, queijo parmesão e vinho branco.

Outra alternativa é o risoto de alho poró, feito com arroz refogado com alho poró, manteiga, queijo parmesão e vinho branco.

Sugestões de receitas para Semana Santa: escolha os melhores pratos

Agora que conhece algumas das receitas mais saborosas para experimentar durante a celebração da Semana Santa, fique à vontade para saboreá-las.

Caso queira comer alguns dos pratos listados neste artigo, saiba que a Marettimo é um restaurante especializado que serve todas receitas vistas aqui.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *