Conheça as características e benefícios da lula e do polvo; confira receitas com cada um desses animais
Lula vs polvo é um comparativo que sempre desperta o interesse das pessoas, especialmente porque ainda existem diversas dúvidas acerca das características e vantagens de um desses animais. Com tantos questionamentos, sem dúvida fica difícil saber qual escolher, não é mesmo?
Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos mais sobre ambos os animais, destrinchando suas características, benefícios e receitas que você deve experimentar com cada um deles. Gostou da ideia? Então, confira o comparativo entre lula e polvo.
Lula: características e benefícios
Começaremos este comparativo falando sobre a lula, um molusco da classe cefalópodes, que tem como característica o corpo alongado em forma de tubo e seus oito braços cheios de ventosas e dois tentáculos, localizado próximo a boca.
Como benefício, o consumo da lula ajuda a fortalecer o sistema imunológico, devido ao seu teor de zinco. A deficiência de zinco, inclusive, é responsável por tornar as pessoas suscetíveis a uma vasta gama de organismos infecciosos.
Além disso, estudos comprovaram que a lula ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue por conta do alto teor em vitamina B3, bem como sua elevada quantidade de vitamina B12 ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas.
Por fim, a lula também é responsável por reduzir os níveis de pressão arterial, graças ao fato de ser rica em potássio, que auxilia a regular a pressão das pessoas.
Receitas para experimentar
Uma receita simples e saborosa para experimentar é a lula à dorê, que é servida com rodelas de lula fritas e crocantes.
Outra opção é saborear a lula grelhada com arroz negro, uma receita excelente, servida com lula grelhada e salteada no alho e ervas, acompanhado com o delicioso arroz negro ao vinho branco e parmesão e purê de beterraba.
Polvo: características e benefícios
Como característica, o polvo é um molusco marinho que, assim como a lula, pertence a classe cephalopoda (cefalópodes), possuindo oito braços fortes, com ventosas dispostas em volta da boca.

Além disso, trata-se de um animal de corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo.
No que se refere aos seus benefícios, o polvo é uma animal que agrega diversas vantagens quando consumido.
Saiba, antes de mais nada, que o polvo é um animal rico em ômega 3, uma gordura (do bem) com potente ação anti-inflamatória e com capacidade de prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais (hipertensão, derrames e até infartos), melhorando tanto a memória quanto a disposição.
Vale ressaltar ainda que o polvo é um alimento capaz também de auxiliar no controle dos níveis de colesterol e glicemia.
Receitas para experimentar
Uma receita ótima para conhecer melhor o sabor do polvo é experimentar a tigelinha de polvo, servida com o molusco acompanhado de batata e tomate refogados na manteiga e limão.
Outra opção é saborear a receita da casa, o polvo Marettimo, uma receita servida com tentáculos de polvo no azeite, acompanhado de batatas, tomate, brócolis e arroz.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!