O que é risoto? Conheça também alguns pratos para experimentar

O que é risoto? Conheça também alguns pratos para experimentar

Saiba mais sobre o que é risoto e qual sua origem; conheça também algumas receitas para saborear

O Brasil é um país que possui uma culinária própria bastante única e saborosa. Contudo, o fato de sermos uma referência gastronômica não impede de sermos também um país que consome bastante pratos típicos de outras nações. Esse é o caso do risoto, cuja popularidade no Brasil é enorme. 

O risoto é uma receita da Itália que ganhou muito espaço na mesa dos brasileiros, sendo uma pedida bastante comum em restaurantes dos mais diversos tipos. 

Por isso, tendo em mente a importância dessa receita, no artigo de hoje falaremos mais sobre o que é o risoto, bem como listaremos algumas receitas para experimentar o quanto antes. Confira!

O que é risoto e qual sua origem?

É de conhecimento mundial que o risotto é um prato típico italiano. Essa receita é feita de forma relativamente simples e fácil. Nela, o arroz é frito com cebola e cozido aos poucos, com caldo de carne, ave ou peixe e vinho. 

O que é risoto? Conheça também alguns pratos para experimentar

A fim de complementar o prato, adiciona-se vários ingredientes à receita, como vegetais, carnes, queijos e outros condimentos. 

Utiliza-se, principalmente na Itália, o arroz arbório, que é uma variedade italiana de arroz. O seu nome vem da comuna de Arborio, província de Vercelli, região do Piemonte, na Planície Padana, onde é cultivado. 

Como todo e qualquer prato que ganhou a preferência popular, surgiram diferentes tipos de risotos, tornando-se, assim, uma receita que pode variar bastante, com inúmeras opções à disposição. Isto é, trata-se de um prato que pode se ajustar perfeitamente a diferentes gostos. 

A história

O risoto, na Itália, tem como significado literal “arrozinho”. Tenha em mente que estamos falando de um prato cujo ingrediente principal é o riso (arroz). Portanto, o nome faz jus ao que é o prato. 

Pelo fato de sermos um país em que o arroz é um alimento popular e comum na mesa da maioria dos brasileiros, com certeza foi um fator que influenciou a popularidade do risoto aqui.

Quanto à história, estamos falando de um prato típico da região do norte da Itália, mais especificamente a Lombardia. Esse prato data do século XI, tempo em que a Sicília era dominada pelos Sarracenos, que foram os responsáveis por trazer o grão usado para a preparação desse prato.

Por fim, o risoto como conhecemos, com a receita mais famosa, teria surgido apenas no século XVI, em Milão, pelo mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.

Confira algumas receitas

Risoto de legumes

Nesta receita, o arroz é refogado com brócolis, cenoura, batata, abobrinha, manteiga, queijo parmesão e vinho branco. Trata-se de uma ótima opção para quem busca um risoto mais leve ou para quem deseja um prato vegetariano. 

Risoto de alho poró

Este risoto tem como característica o fato do arroz ser refogado com alho poró, manteiga, queijo parmesão e vinho branco. Essa é uma opção bastante saborosa e que combina com as mais diversas ocasiões. 

Risoto de funghi e camarão

O risoto de funghi e camarão é uma excelente escolha para quem quer aliar o sabor do risoto com o camarão, um dos frutos do mar mais saborosos e requisitados. 

Nesta receita, o arroz é refogado com funghi e camarões grelhados, criando uma combinação que dá água na boca. 

Gostou do artigo sobre o que é risoto e quais receitas você pode experimentar? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *