Principais benefícios do peixe para a saúde

Principais benefícios do peixe para a saúde

Conheça os benefícios do peixe para a saúde do ser humano; saiba quais doenças esse tipo de alimento ajuda a prevenir

Um dos alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros são os peixes. Afinal, os pescados são perfeitos para as mais diversas refeições, desde um almoço no trabalho até um jantar sofisticado. Logo, por ser um alimento tão popular, conhecer os principais benefícios do peixe para a saúde é fundamental para criar o hábito de consumi-lo com mais frequência. 

Então, conheça agora algumas das mais importantes vantagens de consumir peixes no seu dia a dia. Confira!

Peixe = proteína

Uma coisa é certa: os peixes são fontes importantes de proteínas, sendo uma opção interessante para quem deseja substituir as carnes vermelhas e o frango da dieta. 

Principais benefícios do peixe para a saúde

No que se refere à proteína, trata-se de um nutriente essencial para a formação da massa muscular, bem como é vital para o desenvolvimento saudável dos cabelos, da pele, das células e muito mais. 

Saiba ainda que a proteína é um dos pilares para um bom sistema imunológico, sendo um nutriente essencial para a saúde.

Previne o aparecimento de osteoporose

O consumo de peixe está associado à prevenção da osteoporose, já que estamos falando de um alimento rico em vitamina D, o que permite aumentar a absorção de cálcio no intestino e prevenir o desgaste dos ossos. 

Além de prevenir o aparecimento da osteoporose, o peixe pode ser uma excelente forma de fortalecer os ossos e os dentes, por ser rico em cálcio, tornando os ossos e dentes mais fortes, prevenindo problemas como as cáries e a já citada osteoporose. 

Tenha em mente que os peixes são ricos em ômega 3, o que ajuda a diminuir a perda óssea, mantendo os ossos mais saudáveis.

Portanto, consumir peixes faz muito bem à saúde dos ossos do nosso corpo!

Peixe: uma rica fonte de vitamina D

O peixe, mais especificamente o gordo, também é um alimento que possui vitamina D, um nutriente muito importante para o organismo. 

Isso porque a vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas, tais como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. 

Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

Por ser uma carne magra, os peixes são fontes de gorduras boas, sobretudo as espécies provenientes de água salgada, como atum, sardinha e salmão, pois são ricas fontes de ômega-3.

O ômega-3 é uma gordura boa pois atua no organismo de modo a reduzir o colesterol ruim, ao passo que aumenta o colesterol bom. Como resultado, previnem-se doenças cardiovasculares, como a hipertensão, o infarto, etc.

Além disso, o ômega-3 ajuda a reduzir a inflamação e melhorar o sistema imunológico, entre outros benefícios à saúde.

Melhora a memória

O consumo de peixe em bases regulares previne a perda de massa cinzenta no cérebro, que está ligada ao aparecimento de doenças degenerativas, como, por exemplo, o Alzheimer. 

A melhora na memória e, consequentemente, a prevenção do Alzheimer estão ligadas à presença de ômega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes para a transmissão de impulsos nervosos. 

Gostou do artigo sobre os principais benefícios do peixe para a saúde? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *