Conheça os benefícios da salada e alguns pratos para experimentar

Conheça os benefícios da salada e alguns pratos para experimentar

Saiba quais os benefícios da salada para o corpo humano; confira alguns pratos para experimentar o quanto antes

Uma alimentação saudável passa diretamente pelo consumo periódico da famosa salada, um prato comum na mesa dos brasileiros. Apesar de ser bastante popular e reconhecidamente um alimento saudável, poucas pessoas sabem de fato quais os benefícios da salada. 

Tendo isso em mente, falaremos ao longo deste artigo mais sobre as vantagens do consumo da salada no dia a dia, bem como listaremos alguns pratos saborosos para experimentar. Confira!

Benefícios da salada

Fonte de baixa caloria e possuindo alto teor de água, a salada é um alimento que proporciona inúmeros benefícios à saúde, começando pelo fato de ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, já que se trata de uma importante fonte de sais minerais e vitaminas.

Conheça os benefícios da salada e alguns pratos para experimentar

Saiba ainda que a salada é um alimento ideal para quem deseja entrar em uma dieta, uma vez que garante uma forte sensação de saciedade, que é obtida pelos ingredientes desse prato, principalmente as folhas, quando ingeridas em uma boa quantidade.

São muitos benefícios, não é mesmo? Confira agora algumas outras vantagens importantes das saladas:

1) Fonte de fibra

Os vegetais e as folhas são fontes de fibras importantes, contribuindo, portanto, para o bom funcionamento do intestino, ajudando, claro, na digestão. 

Um organismo com uma boa digestão com certeza evita uma série de problemas, tais como a prisão de ventre, também chamada de obstipação ou constipação intestinal.

Por fim, tenha em mente que verduras, legumes e hortaliças são facilmente digeridos pelo organismo. Dessa forma, não prejudicam o bom funcionamento dos órgãos, sobretudo o aparelho digestivo. 

2) Previne tumores

A salada é um alimento leve e refrescante, mas que vai muito além disso. Estamos falando de um alimento com capacidade de prevenir tumores e fornecer vitaminas. 

Por exemplo, o tomate presente nas mais diversas saladas é rico em licopeno, uma substância antioxidante e anticancerígena que contribui na prevenção de tumores, protegendo também o organismo de infecções bacterianas.

3) Reduz a pressão arterial

Ainda falando sobre o tomate na salada, saiba que alguns estudos apontam que o licopeno, a vitamina C e outros antioxidantes presentes no tomate ajudam, de fato, a melhorar a saúde cardiovascular. 

É importante lembrar ainda que o potássio, uma substância muito encontrada no tomate, ajuda a diminuir a pressão arterial, o que também evita uma série de problemas cardiovasculares. 

4) Ajuda no controle da obesidade

Como já dito, o consumo da salada, principalmente as folhas, é vital para o controle de peso, pois tem grande capacidade de saciedade quando ingerida em boa quantidade, sendo também pobres em calorias.

Com isso, naturalmente, as saladas se tornam um verdadeiro aliado das pessoas que desejam evitar a obesidade ou eliminá-la.

Bônus: receitas de saladas para experimentar

Confira agora duas receitas ótimas para saborear o que há de melhor na culinária com salada!

Salada mediterrânea: seleção de alfaces e rúcula, tomate confit, parmesão e nozes ao molho de mostarda.

Salada de lagosta e camarão: lagostas e camarões ao dente, no molho de mostarda e vinagrete.

Saladas: uma verdadeira aliada

Portanto, agora que conhece mais sobre os benefícios da salada, inclua as saladas no seu dia a dia e aproveite todas as vantagens que elas podem trazer para a sua vida!

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *