Por que comer massa? Conheça suas vantagens e alguns pratos para experimentar

Por que comer massa? Conheça suas vantagens e alguns pratos para experimentar

Fique por dentro das vantagens de comer massa; confira alguns pratos para experimentar

O Brasil é um país cuja culinária do dia a dia é muito variada. Entre diversas opções, a massa é um tipo de alimento que tem bastante espaço nas mesas dos brasileiros, seja em um almoço de domingo ou um jantar romântico. 

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos por que comer massa é importante, abordando suas vantagens e listando alguns pratos que você não pode deixar de experimentar. Confira!

Benefícios de comer massa

A massa, diferentemente do que alguns podem pensar, é, sim, um alimento saudável, que é capaz de trazer inúmeras vantagens ao corpo humano. 

Uma delas está relacionada à ótima sensação de saciedade, já que o amido da massa é digerido de uma forma lenta, proporcionando, assim, uma prolongada sensação de que está saciado após comer. 

Isto é, comendo pouco massa, você pode ter uma sensação de mais saciedade que ao comer quantias maiores de outros alimentos. 

E não para por aí. Fique por dentro de outros benefícios das massas.

Massas podem ser o caminho para comer mais saudável

Por que comer massa? Conheça suas vantagens e alguns pratos para experimentar

Os pratos à base de massa podem ser uma forma eficiente e mais agradável de se alimentar melhor. Isso porque em inúmeras receitas podemos encontrar uma mistura excelente de massas e verduras, legumes e outros alimentos saudáveis que não são consumidos com frequência.

Por isso, se possível, tente unir o útil ao agradável: a saciedade da massa com o saudável de legumes e verduras. 

Massas são acessíveis

No dia a dia, as massas são alimentos que não possuem um preço tão alto. Portanto, trata-se de um alimento que pode ser consumido com certa periodicidade, e ainda se trata de um alimento saudável. 

Ou seja, é possível comer bem e por valores mais baixos!

As massas possuem um excelente índice glicêmico

Por conta da forma como a massa é produzida, ela acaba tendo um baixo índice glicêmico.

Saiba que o índice glicêmico é um fator utilizado para comparar os carboidratos em relação à capacidade de aumentar o nível de glicose no sangue (glicemia), calculado em até duas horas após a ingestão de determinado.

Ou seja, a massa é um alimento que não irá aumentar consideravelmente a taxa glicose (açúcar) no sangue após ingerida, favorecendo uma dieta mais saudável. 

Por exemplo, com as taxas de incidência de obesidade e diabetes crescendo em todo o mundo, as refeições que utilizam a massa como ingrediente base, aliada a outros alimentos com índices glicêmicos reduzidos, são bastante importantes para ajudar a controlar o açúcar no sangue e o peso, sobretudo em pessoas com peso acima da média.

Portanto, a massa pode ter um papel muito importante em uma dieta mais saudável e controlada. 

Massa não engorda como falam por aí

Diferentemente do que muitos pensam e dizem, estudos clínicos já provaram que é o excesso de calorias a principal causa da obesidade, não a ingestão de carboidratos. 

Tenha em mente que uma dieta equilibrada deve incluir opções saudáveis dos três grupos de macronutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.

Além disso, um prato de massa pode ser moderado na sua quantidade de calorias, bastando apenas que a porção tenha uma quantidade adequada e o molho seja equilibrado.

Portanto, está mais que liberado comer massa sempre que possível, sem se preocupar com ganho de peso e outros mitos –  atente-se somente aos excessos, pois estes são responsáveis pelo ganho de peso. 

Massas são importantes para quem pratica atividades físicas

O consumo de massa é muito indicado para aquelas que praticam esportes e quaisquer outras atividades físicas. 

Isso se deve ao fato de que a massa, assim como outros produtos elaborados à base de cereais, proporcionam energia, que é oriunda dos carboidratos, tão essencial para o tecido muscular. 

Saiba, portanto, que a massa é excelente para ser ingerida antes do treino ou após o treino para melhorar o desempenho. 

Massas: um alimento gostoso e saudável

Agora que conhece mais sobre a massa e suas vantagens e propriedades, com certeza fica fácil entender por que é importante comer massa no dia a dia, sempre de forma controlada. 

Agora, fique por dentro de alguns pratos para experimentar, sugestões da Marettimo! 

  • Capeletti de búfala e alcachofra: servido ao molho 4 queijos;
  • Agnolotti de búfala e manjericão: servido ao molho de tomate seco e espinafre;
  • Nhoque de mandioquinha: servido ao molho rosé.

Gostou do artigo sobre os motivos para comer massa? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *