Moqueca: conheça mais sobre esse prato e onde experimentá-lo

Moqueca: conheça mais sobre esse prato e onde experimentá-lo

A moqueca é um prato muito consumido no Brasil, sendo um verdadeiro sucesso em nossa gastronomia. Por conta dessa popularidade, neste artigo você confere tudo sobre essa receita. 

O objetivo é mostrar a origem desse prato, destacando também suas variações de receitas. Por fim, você conhece onde experimentar uma deliciosa moqueca. 

Ficou curioso? Então, confira mais este conteúdo exclusivo Marettimo!

Moqueca: origem e peculiaridades

A moqueca, conhecida também como muqueca ou poqueca, é um cozido típico da culinária brasileira e da culinária angolana, geralmente feito de pescados e frutos do mar.

No Brasil, estamos falando de um prato típico dos estados do Pará, da Bahia e do Espírito Santo, mas que, claro, é saboreado em toda a extensão do território brasileiro. 

Trata-se de uma receita que pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos e, em alguns locais, até mesmo galinha ou ovos de galinha. 

Mais recentemente, foram criadas variações vegetarianas, substituindo o peixe por ingredientes como polpa de caju verde, banana-da-terra, jaca, palmito, cogumelos, tofu, berinjela, couve-flor, entre outros. 

Ou seja, como é possível perceber, o que não faltam são variações de moqueca, não é mesmo?

Receitas de moqueca

Moqueca de camarão

A moqueca de camarão, assim como qualquer outra moqueca, deve ser feita na panela de barro e leva em sua receita molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca de peixe

Moqueca de peixe na panela de barro, ao molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca de lagosta

A moqueca de lagosta é feita com  molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Assim como as outras receitas, também acompanha pirão e farofa de dendê.

Moqueca mista

Esta receita de moqueca leva camarão, peixe, lula e mexilhões, tudo ao delicioso molho de pimentão, leite de coco, tomate e cebola. Acompanha, claro, pirão e farofa de dendê.

Onde experimentar diferentes tipos de moqueca?

Você pode experimentar a moqueca em restaurantes especializados na culinária à base de frutos do mar e pescados. Nesse caso, conheça a Marettimo. 

Localizado à beira de uns dos mais belos parques da região do Tatuapé, o restaurante Marettimo traz ampla variedade de pratos de frutos do mar, carnes e sobremesas feitas dos melhores ingredientes disponíveis no mercado nacional e internacional. Temos adega própria com uma ampla variedade de rótulos e uvas, vinhos de mais de 8 países, dentre eles Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Chile, entre outros.

Gostou de conhecer mais sobre a moqueca? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *