Qual a diferença entre peixes e frutos do mar?

Qual a diferença entre peixes e frutos do mar?

Entenda por que os peixes não são considerado frutos do mar

Para muitas pessoas, os frutos do mar são um grupo de alimento que engloba uma série de espécies e animais, incluindo os peixes. Afinal, os pescados são retirados do mar, logo, são considerados frutos do mar, não é mesmo? 

Saiba, porém, que os pescados não fazem parte dos frutos do mar, ainda que sejam comumente associados às iguarias tiradas do mar. Por conta disso, muitas pessoas questionam qual a diferença entre peixes e frutos do mar, a fim de entender exatamente o porquê os pescados não são considerados parte desse grupo de alimentos. 

Tendo isso em mente, listaremos os motivos pelos quais os peixes não são parte dos frutos do mar. Confira!

Por que os peixes não são frutos do mar?

Os frutos do mar são, basicamente, as espécies comestíveis do mar, como crustáceos, moluscos e outros pequenos animais. Habituou-se a tirar os peixes da lista dos frutos do mar porque existem também peixes de água doce. 

Qual a diferença entre peixes e frutos do mar?

Outro fator que faz com que os peixes não sejam considerados frutos do mar tem relação com o fato de que o peixe é um animal vertebrado, ou seja, tem coluna vertebral e encéfalo. 

Os animais considerados frutos do mar de fato, como a ostra, o mexilhão, o camarão, a lula  e o polvo, por exemplo, são invertebrados.

Via de regra, tenha em mente que “fruto do mar” é uma expressão utilizada na área da gastronomia para se referir aos animais retirados do mar que são conhecidos como moluscos e crustáceos.

Peixes na culinária de frutos do mar

Apesar de não ser um fruto do mar, os pescados são animais que fazem parte da gastronomia à base desse grupo de alimento. 

Isso porque existem inúmeros pratos que levam pescados e frutos do mar ao mesmo tempo. Além disso, os restaurantes especializados na culinária à base de fruto do mar comumente trabalham também com pescados. 

Ou seja, apesar de não ser a mesma coisa, os peixes e os frutos do mar caminham juntos. 

Prato com frutos do mar e peixes

Um exemplo de receita que leva fruto do mar e peixe é o badejo à brasileira, um prato saboroso, sofisticado e tradicional. 

Nesse prato, serve-se o filé de badejo ao molho de tomate e camarão, acompanhado de arroz branco.

Em restaurantes especializados, como o Marettimo, você encontra uma série de pratos com frutos do mar e peixes, expandindo o leque de opções de receitas para experimentar! 

Gostou do artigo sobre a diferença entre peixes e frutos do mar? Então, acompanhe o blog da Marettimo para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *